Perguntas Freqüentes para serviços de Consultoria aos Condomínios:

1) O Consultor é Engenheiro e é ele mesmo que faz a inspeção? Sim, o Consultor é Engenheiro Mecânico, formado pela USP, também com formação técnica em Eletrônica e é ele mesmo que faz as inspeções. Enviar subordinados ou terceiros para examinar os elevadores não é boa prática, e além disso o Condomínio não precisa só de mais um "técnico" para dar opiniões sobre o elevador.

2) Há quanto tempo o Consultor trabalha com elevadores? Tempo total é de 21 anos, sendo 10 anos em duas grandes empresas do ramo e mais 11 anos como Consultor na MAG.

3) A Mag também executa serviços de manutenção ou modernização? Não, a Mag só executa os serviços de Consultoria, Suporte Técnico, Diagnósticos e Treinamentos. E não temos vínculos com quaisquer tipo de Empresa do ramo de elevadores.

4) A Mag pode fornecer, pelo serviço de Consultoria e emissão do Laudo, a emissão de ART no CREA? Sim. A ART sempre estará disponível. Mas ela não substituiu a ART da Empresa responsável pelos elevadores.

5) Como é definido o preço da Consultoria? Nos casos de avaliação de manutenção ou modernização, com base no tipo de uso dos edifícios (residencial, comercial, industrial, escolar, hospitalar, etc), na quantidade de elevadores e na quantidade de pavimentos é estimado uma quantidade de horas de trabalho do Consultor.

6) Quais são as referências técnicas para as conclusões dos Laudos? Todos as conclusões sobre as situações apresentadas pelos elevadores são baseadas nas Normas Nacionais ABNT ou Normas Internacionais ISO. Para cada tipo de elevador existe uma Norma específica que será usada para justificar os itens avaliados.

7) Como é feita a inspeção nos elevadores? Começa pela casa de máquinas, avaliando todos os componentes e o funcionamento do elevador. Em seguida é avaliado o topo da cabina em conjunto com os mecanismos de porta e itens de segurança, nesta etapa é necessária a paralisação do elevador por alguns minutos. Na seqüência são avaliadas as portas de pavimento, que é um item com índice de falhas muito grande. Por último, no poço do elevador, são avaliados os elementos do fundo da cabina, poço, contrapeso, limites, etc, nesta etapa também é necessário parar o elevador por alguns minutos. A inspeção pode levar de 1 a 4 horas, dependendo das condições dos equipamentos.

8) Quem deve acompanhar o Consultor? Normalmente apenas o Zelador, Funcionário ou Representante do Edifício. Não é necessária e nem recomendável a presença de representante da Empresa de Manutenção.

9) Em quanto tempo fica pronto um Laudo de Manutenção de Elevador? Normalmente 15 dias. Em casos de emergências pode-se avaliar prazos menores.

10) O Laudo pode ser usado em processos Jurídicos? Sim, pode. Normalmente ele tem sido usado como uma boa referência para os peritos judiciais e são incluídos nos processos.

11) O Laudo pode ser enviado, na íntegra, para a Empresa de Manutenção para tomar conhecimento das eventuais pendências? Sim, deve. Este é o objetivo principal do Laudo.

12) De quanto em quanto tempo é recomendável se fazer/refazer uma inspeção independente nos elevadores? Anualmente. Desta forma evita-se que os eventuais problemas se somem a outros ou que se atinjam níveis muito críticos.

13) E porque as Empresas não conseguem resolver todos os problemas dos elevadores? Simples. Falta mão de obra qualificada no mercado.

14) Quais regiões do Brasil são atendidas pela Mag? Todas. A Mag tem Clientes em vários Estados do Brasil.

15) A Mag acompanha diariamente ou semanalmente as reformas ou modernizações? É possível, mas não é recomendável por ser pouco produtivo. Elevadores são avaliados com eficácia quando estão em operação, para avaliar o movimento, sincronismo das portas de cabina e pavimento, ruídos e vibrações nas máquinas, etc.

16) No que consiste a Consultoria em Modernização? São 3 Fases. Fase1: Avaliação completa do elevador antes da modernização e definição dos itens a serem tratados. Fase 2: Licitação, análise de orçamentos e Contratos de Modernização. Fase 3: Avaliação final para entrega dos elevadores.

17) Quais são os objetivos atingidos com o Laudo dos Elevadores? Fazer com que a Empresa de Manutenção execute todos os trabalhos necessários e contratados. Informar ao Condomínio estado real dos elevadores com relação a segurança e funcionamento. Fazer com que os elevadores fiquem em conformidade com as Normas e Legislações vigentes. Investigar causas e apontar soluções para defeitos constantes, intermitentes ou danos em equipamentos.

18) O Consultor pode executar alguma correções no equipamento, por mais simples que seja, durante uma inspeção? Não, o Consultor não tem autorização para intervir tecnicamente nos elevadores.

19) Existe alguma Norma que regulamente o exercício da função de Inspetor em Elevadores? Sim, a Norma é a NBR 14364:99, na qual o Engenheiro da Mag se enquadra.

Perguntas Freqüentes para Treinamentos:

20) Quais são os tipos equipamentos atendidos pelos cursos da MAG? No geral, são cursos para elevadores microprocessado s, elevadores a relê, elevadores hidráulicos e elevadores sem casa de máquinas. A Mag não ministra cursos em escadas rolantes.

21) Qual o objetivo principal dos cursos? O objetivo principal é fornecer informações para que os técnicos possam executar os trabalhos com pleno conhecimento dos aspectos técnicos dos equipamentos de forma a manter as suas condições de desempenho e segurança.

22) Existem aulas práticas? Sim. Podem ser programadas em grupos pequenos nas próprias casa de máquinas dos equipamentos. A Mag também possui simuladores de alguns tipos de comandos e também diversos componentes (quadros de comandos, limitadores, operadores de porta, polias, placas, relês, etc) em sala de aula.

23) Qual é o material didático utilizado nas aulas? Ao longo dos 11 anos de trabalhos com treinamento, a Mag vem desenvolvendo material didático que atende ao perfil dos participantes, com informações claras e objetivas e contando com os recursos que os técnicos tem no dia-a-dia. Para cada curso Mag são disponibilizadas apostilas para os alunos.

24) As apostilas dos cursos estão disponíveis para quem não participa dos cursos? Sim, elas podem ser adquiridas por qualquer técnico a qualquer tempo. Podem ser enviadas pelo correio. Em breve estarão disponível para download no site da Mag.

25) Qual o número ideal de participantes por curso? Turmas grandes normalmente favorecem as discussões de casos e tornam os cursos mais ricos. Pois sempre teremos pessoas com boa experiência na sala, com bons conhecimentos para compartilhar.  Turmas pequenas favorecem a concentração dos participantes. Entre 10 e 30 pessoas por turma são os números mais usuais, porém sem grandes restrições.

26) Quais são os horários disponíveis para os cursos, no caso de cursos dentro das Empresas? Preferencialmente nos horários comerciais, porém cursos noturnos também estão disponíveis. Cursos aos sábados, domingos e feriados não estão disponíveis.

27) Existe algum pré-requisito para participar dos cursos divulgados neste site? Sim, são eles: trabalhar ou já ter trabalhado na área de elevadores; para alguns cursos é recomendado conhecimentos em eletrônica/elétrica.

28) Tem algum curso para quem quer entrar no ramo, sem nunca ter trabalhado com elevadores antes? Sim, existem cursos para formação de técnicos novos - normalmente patrocinados por Sindicatos ou Empresas.

29) Há quanto tempo o instrutor ministra cursos de elevadores? O primeiro curso de elevadores ministrado pelo Instrutor foi em 1995.

30) Quais cidades são atendidas pelos cursos da MAG, além de São Paulo? A Mag atende todo o Brasil. Já realizou cursos, no Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Belem, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegra, Campinas, Santos, Vitória, Goiânia, etc…

31) Onde são os cursos em São Paulo? No Seciesp (Sindicato da Empresas de Elevadores de SP) ou dentro de cada Empresa.

32) Onde são os cursos fora de São Paulo e quais os recursos necessários no local? São executados dentro das Empresas ou Salas de Eventos em Hotéis. É necessário apenas a sala com as acomodações para os alunos. A Mag leva os demais equipamentos.

33) A Mag emite certificados? Sim, para cada curso são emitidos certificados para cada aluno.

34) A Mag pode criar cursos sob medida para atender necessidade específicas de alguma Empresa? Sim, desde que seja sobre elevadores, a Mag pode criar ou adaptar o conteúdo, carga horária, formato do curso, conforme a necessidades. 

35) A Mag possui cursos virtuais, não presenciais? Estamos planejando, para breve, cursos a distância (on-line e off-line) e também cursos em vídeo.